Fizemos uma pesquisa enoooorme sobre a origem do Amigo Secreto, no entanto, é uma brincadeira veio se adaptando e se encaixando em vários cenários pelo mundo todo ao longo do tempo.

Por exemplo, para os norte-americanos é conhecido como Secret Santa (Papai-Noel Secreto) e contam que a origem se deu entre operários de uma obra que, por não serem amigos próximos ou não terem a oportunidade de conviver com mais pessoas fora de seus círculos de amizade, criaram a brincadeira para poder sortear as pessoas, de forma anônima e assim gerar uma maior interação nas festas de final de ano.

Existe também a origem venezuelana, que se passa no século XIX e conta que as mulheres em geral mas – principalmente – as casadas não costumavam ter um círculo íntimo de amigos e, por isso, nas festas de final de ano, não tinham de quem receber os presentes. Assim, uma das formas de confraternizar à época era encontrar pessoas próximas e trocar detalhes por acaso, inclusive, de forma similar como fazemos os sorteios no Brasil atualmente: escreviam os nomes em papeizinhos e os sorteavam, dando o nome à brincadeira de compadre de papelito.

Outra origem (e mais popular pelo mundo) se passa entre o povo nórdico, que trocavam presentes de forma anônima para celebrar seus pactos com os deuses. Ao presentear, cada pessoa dizia “que você jamais se esqueça dos deuses sobre nós”, simbolizando o fim do ritual.

Por fim, entre os povos pagãos (o que inclui o povo nórdico), a brincadeira se popularizou no início do século XIX, em plena depressão, por ser uma forma de comprar presentes sem gastar muito (ou até mesmo fazê-los) e presentear sem gastar muito dinheiro.

Como é conhecido pelo Brasil

No Brasil, atualmente (este texto foi escrito em 2022) o termo mais usado é Amigo Secreto e – para fins de comparação – suas pesquisas no Google indicam o início das comemorações de Natal assim como a música “All I Want for Christmas is You”, da Mariah Carrey.

Olha só:

Então é natal, e o que você fez? (OLIVEIRA, Simone – Trecho da música Então é Natal)

A linha Amarela indica as pesquisas pela música da Mariah Carrey, a linha Azul, indica as pesquisas pelo termo Amigo Secreto e a linha Vermelha, pesquisas pelo termo Amigo Oculto. ?

Então é natal, e o que você fez? (OLIVEIA, Simone – Trecho da música Então é Natal)
Brincadeiras a parte (o que não deixa de ser uma verdade), o Amigo Secreto é uma brincadeira muito popular no Brasil e é realizada nos finais de ano, época em que – devido às comemorações natalinas e encerramento de ano (que significa ciclo para muitos) – costumamos confraternizar com maior frequência e, desta forma, encontramos atraves desta brincadeira um motivo para nos reunir.

Agora, fala a verdade pra gente: temos ou não temos uma nova forma de saber quando iniciar as comemorações de fim de ano? Só pesquisar por Amigo Secreto no Google… ou acessar o Sorteador ?

Como era a brincadeira antigamente?

Tradicionalmente, nos tempos do Império Inca, não ecologicamente corretos (brincadeira, a gente sabe que se gasta mais energia com computadores hoje do que antigamente), os sorteios de Amigo Secreto eram realizados através de papeizinhos, onde escreviamos o nome de todos os participantes, os colocavamos em um recipiente e – desta forma – sorteavamos aleatoriamente um Amigo Secreto para os participantes.

Era divertido? Com certeza! A expectativa de saber quem seria sorteado e quem nos sortearia (além de comprar um presente fora da faixa quando se tirava aquela pessoa especial pra gente) foi o que popularizou a brincadeira antigamente. No entanto, corriamos o risco de sortear nós mesmos (o que não impede de nos presentearmos com algo beeem legal ❤) e precisavamos nos reunir para poder fazer o sorteio de forma justa.

Como sortear meu amigo secreto hoje?

Atualmente, com a correria do dia-a-dia, encontramos meios digitais para fazer tudo. Podemos realizar os sorteios por video-conferência no Google Meet, pelo WhatsApp, Skype, Discord, enfim, basta ter um pacote de dados para poder fazer o sorteio. Por isso, lançamos uma ferramenta de Amigo Secreto no Sorteador, que permite fazer todo o processo de sorteio online e de preservando o sigilo entre os sorteados! Legal demais, né não? Ainda por cima tem integração com o WhatsApp e nem precisa se cadastrar!

Para isso, acesse a nossa página da ferramenta de Amigo Secreto (https://amigo-secreto.sorteador.com.br ou https://amigo-oculto.sorteador.com.br, se preferir ?), forneça as informações solicitadas nos 4 passos para podermos criar o seu grupo e voilà, seu grupo está criado!

Você – como organizador – receberá um e-mail e uma mensagem no WhatsApp para poder acessar a tela de administração futuramente e de prontidão já conseguirá adicionar os participantes do sorteio e definir os detalhes do evento. Simples assim!
Também é gerado um link para você compartilhar em seus grupos, permitindo que as pessoas se cadastrem através desse link!

Ao término dos cadastros, basta clicar em SORTEAR e todos receberão uma mensagem (por whatsapp ou e-mail, como estiver cadastrado) com seu Amigo Secreto Sorteado.

No Sorteador não temos letras miudas, não utilizaremos seus dados para nenhuma outra finalidade fora o sorteio de Amigo Secreto, pode ficar tranquilo!

Tipos de brincadeiras

Amigo Chocolate: É uma variação mais recente do Amigo Secreto, também conhecido como Amigolate, Amigo Doce ou Chococulto. Esta brincadeira segue as mesmas regras do Amigo Secreto porém os presentes a serem trocados são chocolates! Para um bom chocólatra que vos escreve, essa brincadeira é muito boa!

Amigo da Onça ou Inimigo Oculto é também uma forma de sacanaear os amigos e descontrair nas festas de final de ano. As regras também são as mesmas, no entanto, o presente a ser dado deve ser algo que lembre / brinque com uma característica da outra pessoa, como o próprio nome já diz. No entanto, lembre-se: não precisa pegar pesado nem ofender seu amigo. Lembre-se de brincar de forma saudável!

Amigo Ladrão, brincadeira em que as regras mudam em relação às do amigo secreto: O objetivo da brincadeira é “roubar” o presente de qualquer um dos amigos que estão participando da brincadeira e tentar terminar com o presente que mais combina com você!
Para brincar, reuna todos os presentes em um lugar, defina um número para cada participante e sorteie um número de 1 à quantidade de pessoas participando da brincadeira (ex.: 10). A primeira pessoa sorteada poderá escolher qualquer um dos presentes.
A segunda pessoa sorteada poderá escolher entre pegar um novo presente ou “roubar” do amigo anterior – que já escolheu o seu presente. Caso decida pegar o presente do amigo, a primeira pessoa sorteada poderá escolher um novo presente. A brincadeira se repete até que todos tenham escolhido (ou roubado) um presente e, a única regra além das descritas anteriormente, é: cada participante só tem direito a 1 troca, ou seja: só pode “roubar” de outra pessoa caso roubem dele antes.

Agora conta pra gente, você já fez o seu sorteio de Amigo Secreto? Aqui estamos em clima de final de ano, já!

Boas festas e um grande abraço da nossa equipe! ?