Chegou a época do ano que muitos esperavam! Aquele momento de grandes descontos que o comércio traz e que foi “importado” dos Estados Unidos e faz grande sucesso por aqui! Mas, como surgiu? Qual a origem do nome? Sexta Negra? Deixa que a gente te conta!

A Black Friday é realizada sempre após o feriado do “Dia de Ação de Graças” (Thanksgiving Day) nos EUA. Este dia sempre é comemorado na quarta quinta-feira do mês de novembro.

Sua origem, ainda não chamada de Black Friday, remonta aos anos 50, quando, no feriado de Ação de Graças o Papai Noel aparecia e assim era iniciada a Época Natalina e de compras de Natal. Por este motivo os comerciantes adotaram a Sexta-feira seguinte como um dia de promoções para incentivar as compras dos presentes de Natal.

Em relação ao nome “Black Friday”, este tem uma origem não tão legal… Entre as décadas de 1980 e 1990 na cidade da Filadélfia (EUA) a Polícia local tinha grandes problemas com o número de pessoas que saiam às ruas para as compras nesta sexta-feira (na época ainda não tinha Internet – tínhamos de sair de casa para comprar). A cidade se transformava num caos! Com problemas de trânsito, brigas em lojas, brigas nas ruas, etc. Daí a Polícia apelidou esta sexta-feira do ano como Black Friday.

Então, após ser “batizada”, esta sexta-feira de promoções ficou ainda mais conhecida e foi adotada por vários países do mundo! Inclusive o Brasil.

Você já sabia disso? Conta pra gente aqui!