Em tempos de regulamentação das apostas esportivas no Brasil onde a publicidade esportiva toma novos caminhos em um cenário de grandes investimentos é considerado normal que as Bets que patrocinam grandes clubes de futebol venham a dar mais atenção às boas práticas destes além de os fiscalizar.
Violação “Cláusula Anticorrupção”
A recente rescisão do contrato de patrocínio máster entre o Corinthians e a VaideBet marca um momento significativo no cenário esportivo e empresarial brasileiro. A empresa de apostas, que havia firmado um acordo até o final de 2026, com um valor total previsto de R$ 370 milhões, anunciou a decisão de encerrar o vínculo com base em uma cláusula anticorrupção. Esta medida foi tomada após alegações de que parte do valor da comissão do acordo havia sido repassada a uma empresa “laranja”, levantando questões de integridade e transparência.
A situação ganhou destaque após o “Blog do Juca” publicar um artigo acusando o envolvimento de uma suposta empresa laranja no contrato entre o Corinthians e a VaideBet. A empresa mencionada, Rede Social Media LTDA, representada por Alex Cassundé, teria recebido R$ 25,2 milhões como parte do acordo. Em resposta, a VaideBet exigiu esclarecimentos do clube por meio de uma notificação extrajudicial, citando a cláusula anticorrupção e estabelecendo um prazo para a resposta.
O episódio também teve repercussões internas no clube, com Sérgio Moura, então superintendente de marketing do Corinthians, solicitando licença após alegar ter sido vítima de “calúnia, injúria e difamação”. Este pedido de afastamento ocorreu aproximadamente 15 dias antes da rescisão contratual ser anunciada.
Corinthians deixa de receber 300 Milhões de Reais
Com a rescisão, o Corinthians deixou de receber uma quantia significativa, cerca de R$ 300 milhões, que estava prevista no contrato. Além disso, o clube e a VaideBet devem agora discutir o pagamento de uma multa de rescisão, que corresponderia a 10% do valor restante do contrato, aproximadamente R$ 30 milhões. No entanto, a VaideBet pode optar por não pagar essa indenização, alegando justa causa para a rescisão.
VaideBet se Pronuncia
Veja abaixo o recente comunicado publicado pela VaideBet para a imprensa:
A VaideBet informa que exerceu nesta sexta-feira (7) a rescisão do contrato de patrocínio com o Sport Club Corinthians Paulista. Desde o início de abril a marca acompanha e solicita esclarecimentos sobre as suspeitas levantadas, tendo já realizado reuniões, comunicações formais e notificação extrajudicial. Diante das explicações apresentadas sem nenhuma resolutividade, a VaideBet lamentavelmente se vê obrigada a tomar tal atitude.
A marca avalia que não se pode manter a parceria enquanto pairar sobre o acordo qualquer suspeita em relação a condutas que fujam à conformidade com a ética e os preceitos legais. Só a dúvida, no crivo ético da marca, já é suficiente para determinar a rescisão – que foi exercida pela VaideBet suscitando cláusulas do contrato que protegem direitos da marca nessa decisão.
A VaideBet lamenta pelo fim de uma parceria que deveria ter durado no mínimo três anos e agradece, pelo carinho e pelo respeito, à imensa e apaixonada torcida do Corinthians, que diariamente sustenta a história e os valores da instituição.
Transparência e Ética são exigidos!
A perda do patrocínio máster representa um impacto financeiro considerável para o Corinthians, que agora enfrenta o desafio de buscar novos parceiros em um mercado cada vez mais competitivo e atento às questões de governança corporativa. A situação também reflete a crescente preocupação com a integridade nos negócios esportivos, onde a transparência e a ética se tornam fundamentais para a sustentabilidade e a reputação das instituições envolvidas.