Já pensou se em 2026 o sorteio da Copa do Mundo fosse realizado no Sorteador? Pensando nisso, procuramos entender como funcionam os sorteios de Copa do Mundo para simularmos qual seria o resultado da copa atual aqui, no Sorteador.

Para início de conversa, precisamos entender as regras para realização dos sorteios da Copa do Mundo. Pra isso, fomos no site da FIFA e consultamos como os sorteios são feitos.
Basicamente, temos os seguintes passos:

Os 4 potes e as regras do sorteio de Grupo

Tudo começa separando todas as 32 seleções em 4 potes diferentes que irão compor os 8 grupos da primeira fase da Copa. O objetivo principal destes potes é evitar que seleções-chave e/ou da mesma região, como o Brasil e Argentina, por exemplo, se enfrentem já na primeira fase.

Para entender quais seleções vão para cada pote, temos as seguintes regras:

  • Qatar, seleão anfitriã, é uma das seleções cabeça de chave do Grupo A e é acompanhada no Pote 1 pelas seleções do Brasil, Argentina, Bélgica, Espanha, França, Inglaterra e Portugal;
  • Para os demais potes, é obrigatório que cada um tenha pelo menos 1 e no máximo 2 seleções europeias;
  • Já tirando a Europa, nenhum dos outros continentes podem ter dois representantes no mesmo grupo da Copa. Assim, Brasil e Argentina não correm o risco de ter em seus grupo, Equador e Uruguai.
  • As vagas da repescagem, também respeitam as regras acima, evitando que o vencedor do confronto entre AFC e Conmebol (Austrália, Emirados Árabes ou Peru) caia em grupo com asiáticos ou sul-americanos, por exemplo. O mesmo acontece para o vencedor da Concacaf e OFC (Costa Rica ou Nova Zelândia) e UEFA (Escócia, País de Gales ou Ucrânia), que atendem às mesmas restrições europeias.

Sendo assim, temos – para a Copa do Mundo no Catar, os seguintes potes:

Copa do Mundo no Sorteador

Já tendo conhecimento das regras, vamos agora falar do Sorteador. Em nosso site, vamos criar um sorteio de listas para sortear cada um dos grupos. Para isso, criamos a distribuição do primeiro pote:

Configuramos para sortear SETE nomes na lista. Como temos exatamente 7 seleções cabeça de chave a serem sorteadas (lembrando que o Catar já está definido para o Grupo A), isso irá fazer com que o Sorteador somente embaralhe os nomes. A partir desta configuração, repetiremos esta etapa para os próximos 4 potes, considerando que para os próximos sortearemos 8 seleções!

Se você estiver fazendo o sorteio dos times do campeonato inter-empresas de onde você trabalha, lembre-se de salvar os resultados, hein? 😉

Sendo assim, rufem os tambores… as seleções ficaram nos seguintes grupos:

Resultado do Pote 1:

Grupo A: Catar;
Grupo B: Portugal;
Grupo C: Inglaterra;
Grupo D: Argentina;
Grupo E: Espanha;
Grupo F: França:
Grupo G: Brasil;
Grupo H: Bélgica

Resultado do Pote 2:

Resultado do Pote 3:

Por fim, resultado do Pote 4:

Continuando a construção dos grupos, temos:

Grupo A: Catar, Croácia, Coreia do Sul e Camarões;
Grupo B: Portugal, Suiça, Marrocos e Gana;
Grupo C: Inglaterra, México, Sérvia e Arábia Saudita;
Grupo D: Argentina, Alemanha, Senegal e Austrália;
Grupo E: Espanha, Dinamarca, Polônia e Costa Rica;
Grupo F: Uruguai, França, Irã e Nova Zelândia;
Grupo G: Brasil, Holanda, Japão e Canadá;
Grupo H: Bélgica, Estados Unidos, Tunísia e Equador;

E assim temos a nossa Copa do Mundo 2022 do Sorteador:

Gostaram?

Será que o hexa vem agora? ?