O Brasileirão que quase foi interrompido por conta das investigações da CPI das Apostas acabou por ser interrompido em 26 de abril por consequências das chuvas no RS. Entretanto, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou na noite de 21 de maio a data de retomada das partidas da Série A do Campeonato Brasileiro de futebol masculino, que foi interrompido por causa das consequências das fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul (RS) desde o dia 26 de abril. A competição será reiniciada no dia 1º de junho.
“A CBF informa que a retomada da competição se dará a partir da 7ª rodada, que será disputada em 1 e 2 de junho, datas originalmente reservadas para a 9ª rodada, preservando-se, assim, o planejamento técnico que embasou a elaboração da tabela”, diz o comunicado.
Já os confrontos da 8ª rodada, a outra adiada pela entidade máxima do futebol brasileiro, serão realizados nos dias 12 e 13 de junho.
Times Pediram a Interrupção do Campeonato
A CBF anunciou a suspensão de duas rodadas do Brasileiro da Série A no dia 15 de maio após a entidade receber pedido de 15 dos 20 times que participam da competição e da Federação Gaúcha de Futebol.
Os clubes que apresentaram a solicitação foram:
- Atlético Goianiense,
- Atlético Mineiro,
- Athletico Paranaense,
- Criciúma,
- Cruzeiro,
- Cuiabá,
- Bahia,
- Juventude,
- Vitória,
- Fluminense,
- Fortaleza,
- Grêmio,
- Botafogo,
- Sport Club.
- Vasco da Gama.
Cinco clubes foram contra a paralisação da Série A nas rodadas 7 e 8:
- Flamengo,
- Palmeiras,
- Corinthians,
- São Paulo,
- Bragantino.
Infelizmente a falta de apoio de alguns times Brasileiros à paralisação não apenas demonstra a extrema ambição envolvida como também a total falta de empatia e solidariedade com a população deste estado fortemente afetado pelas chuvas.
Chuvas devastaram o Rio Grande do Sul
Boletim divulgado pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul recentemente informa que há 161 mortes confirmadas no estado em consequência do maior evento climático já registrado na localidade. Além disso, seguem desaparecidas 85 pessoas e 806 ficaram feridas.
Ao menos 654,19 mil gaúchos ainda estão fora das residências, sendo 581.633 desalojados – aqueles que tiveram de sair de seus lares e estão acolhidos em casas de familiares, amigos ou conhecidos – e outras 72.561 pessoas estão morando temporariamente em um dos 839 abrigos cadastrados pela Secretaria de Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul.
O Brasileirão Enfrenta Período Tempestivo
O Campeonato Brasileiro, após enfrentar desafios como investigações e intempéries climáticas, tem sua retomada anunciada pela CBF. A competição, interrompida em abril, voltará à ação no dia 1º de junho, preservando o planejamento técnico original. No entanto, a falta de apoio de alguns times à paralisação revela uma preocupante falta de empatia com a população do Rio Grande do Sul, duramente afetada pelas chuvas devastadoras. Enquanto os confrontos da 8ª rodada estão marcados para os dias 12 e 13 de junho, o futebol brasileiro se reergue, mas a tragédia climática ainda deixa marcas profundas na região.